Economia

Portugal Telecom com perdas de 6,5 por cento nas receitas do segundo trimestre

As receitas da Portugal Telecom desceram 6,5 pontos percentuais entre abril e junho de 2011, comparativamente com período homólogo de 2010. Já numa comparação entre os primeiros semestres de cada ano, verifica-se uma descida de 5,3 por cento.

As receitas da Portugal Telecom acentuaram a tendência de quebra e numa comparação entre os primeiro e segundo trimestres do corrente ano baixaram 6,5 pontos percentuais, segundo informação enviada pela empresa à CMVM.

Os lucros de 933,5 milhões de euros entre os meses de janeiro e março de 2011 encolheram para os 872,6 milhões, no período de faturação entre abril e junho. Esta descida é superior às quebras semestrais. Nos últimos seis meses, a Portugal Telecom faturou 1,7 mil milhões de euros.

Quando comparado o recuo do trimestre com o abrandamento de receitas do semestre, verifica-se que os resultados mais recentes são mais negativos, o que revela que os últimos três meses acentuaram a queda.

A TMN contribuiu de forma decisiva para estes resultados, em virtude da descida de faturação na ordem dos 10,7 pontos percentuais. O desempenho das receitas desta operadora justifica-se com menores receitas de clientes (23 milhões de euros), em resultado, entre outros fatores, do aumento da taxa do IVA.

A ajudar a esta descida na TMN estiveram também o “aumento da popularidade dos planos tribais, sobretudo os que não exigem mensalidade obrigatória, menores receitas de interligação (11 milhões de euros), e menos vendas de equipamentos (2 milhões de euros)”.

No segundo trimestre de 2011, no entanto, as receitas de retalho aumentaram 0,9 por cento face ao mesmo período de 2010, para os 243 milhões de euros. Este aumento resulta do “forte e contínuo desempenho das ofertas triple-play do Meo (voz, dados e TV por subscrição), consolidando assim ainversão da tendência no negócio de rede fixa”.

Estes resultados da PT não integram a participação da empresa na Oi. As participações na Unitel, em Angola, e na CVT, Cabo Verde, apresentam uma subida de 4,9 por cento (163,3 milhões). Os resultados definitivos da faturação da Portugal Telecom serão apresentados no dia 31 de agosto.

Em destaque

Subir