Nas Notícias

Portugal só vai possuir nove das 50 aeronaves do sistema de proteção e socorro

helicoptero_inemA reestruturação dos meios aéreos de proteção e socorro, que passam a ter a tutela partilhada por dois ministérios, implica que 41 das 50 aeronaves do sistema sejam alugadas. Para o verão de 2013 haverá mais seis aeronaves de combate aos incêndios.

A divulgação do novo sistema de meios aéreos de proteção e socorro veio demonstrar que Portugal vai ter, nos próximos cinco anos, uma frota de 50 aeronaves. Destas, 41 serão alugadas, pelo que o país só será dono de nove aeronaves, de acordo com o modelo de contratação, manutenção e aluguer de meios aéreos hoje apresentado.

Para completar o sistema, o Governo vai lançar um concurso público internacional para a aquisição e locação de meios aéreos, sazonais e permanentes, cuja tutela passa a ser partilhada pelos ministérios da Administração Interna (MAI) e da Saúde. Os recursos passarão a estar disponíveis para serviços da Proteção Civil e do INEM.

De acordo com a apresentação do sistema, que decorreu no MAI, o novo modelo de gestão partilhada irá permitir uma redução de custos na ordem dos 15 por cento. Foi também adiantado que no verão, dada a eventualidade de ocorrerem fogos florestais, todas as 50 aeronaves estarão operacionais. Ficou ainda o anúncio de que, em 2013, o sistema de combate a incêndios será reforçado com mais seis aeronaves.

Em destaque

Subir