Economia

Portugal: Smartwatches têm um mercado a crescer cinco vezes

apple_watch_relogios_suicos

O mercado dos smartwatches em Portugal terá crescido 500 por cento este ano, mas ainda está bem distante da média europeia. A consultora IDC, citada pelo Público, refere que os portugueses têm comprado quase cinco vezes mais os relógios inteligentes.

As projeções da IDC apontam para vendas a rondar as 36 mil unidades este ano, depois de 2014 ter fechado com apenas 7800 smartwatches vendidos.

É uma evolução a rondar os 500 por cento, ou seja, os portugueses estão a comprar cinco vezes mais estes dispositivos.

O mercado dos smartwatches está a crescer, é verdade, mas ainda se encontra bem distante da média europeia, como lembrou a analista: este ano, a média será de 10,5 milhões de vendas, um aumento de 700 por cento face ao ano passado.

“Temos de dar tempo”, lembrou Francisco Jerónimo, um dos autores do relatório, que lembrou ao mesmo jornal o exemplo de um smartphone: “Quando lançou o iPhone, a Apple também demorou anos a vender milhões de telemóveis por trimestre”.

Por se tratar de uma nova categoria de produto, os smartwatches precisam de consolidar um mercado, aproveitando também que o mercado dos smartphones está maduro.

A opinião é partilhada pelos grandes fabricantes. Nuno Parreira, o responsável pelos dispositivos móveis da Samsung em Portugal, reconheceu ao Público que é “difícil prever quando é que este mercado vai explodir, mas algum dia irá acontecer”.

Em destaque

Subir