Mundo

Portugal tem sete das melhores universidades do mundo

O ranking das melhores universidades do mundo, elaborado pela QS World, destaca sete instituições portuguesas. A Universidade do Porto é, dessas sete, a que está mais bem colocada: é a 301.ª melhor do mundo, numa lista que inclui 3500 universidades.

“Numa avaliação ao contexto global, a Universidade do Porto contabiliza um total de 107.859 citações, equivalente ao dobro da média global”, destacou a instituição, em comunicado: “Relativamente às áreas de estudo onde estes números são mais relevantes, o maior destaque vai para as ciências da vida e medicina, seguindo-se as ciências naturais e engenharia e tecnologia”.

A Universidade do Porto é a melhor das portuguesas citadas no ranking da consultora britânica Quacquarelli Symonds (QS) pelo quinto ano consecutivo.

Quase logo a seguir à Universidade do Porto, que trepou 22 lugares face ao lugar registado no QS World University Rankings de 2016, surge a Universidade de Lisboa, no 305.º posto.

Entre as 3500 melhores universidades do mundo surgem mais cinco que são portuguesas: Universidade Nova de Lisboa (361.º lugar), Universidades de Coimbra (referida no intervalo entre os 401.º e 410.º postos), Universidade de Aveiro (entre 501.º e 550.º), Universidade Católica Portuguesa (polo de Lisboa) e Universidade do Minho (ambas entre a 651.ª e 700.ª posições).

A lista é liderada pela norte-americana MIT, que segura a posição pelo sexto ano consecutivo e é perseguida por um terceto também norte-americano: Stanford, Harvard e California Institute of Technology.

Curiosamente, a estas quatro dos EUA sucedem quatro britânicas (Cambridge, Oxford, University College London e Imperial College).

O ranking mede o desempenho de cerca de 3500 universidades mundiais mediante os critérios de  reputação académica, reputação entre empregadores, relação entre corpo docente e estudantes, citações por docentes, estudantes internacionais e docentes internacionais.

Em destaque

Subir