Nas Notícias

Portugal pode “virar” uma Grécia se CDS ou PSD abrirem uma “crise política” na coligação

pires de limaPortugal pode tornar-se uma Grécia se a coligação de Governo entrar em rutura. Se surgir uma crise política na coligação de Governo “há uma probabilidade muito razoável” de isso acontecer, antecipa Pires de Lima, presidente do Conselho Nacional do CDS.

O alerta parte do presidente do Conselho Nacional do CDS: se algum dos partidos da coligação de Governo forçar a rutura, Portugal pode “virar um caso semelhante à Grécia”. Para Pires de Lima, só mesmo a estabilidade política é que evita que essa transformação seja ainda uma hipótese.

“No limite, constato o óbvio: se somarmos ao momento complicadíssimo que estamos a viver do ponto de vista social e económico uma crise política, há uma probabilidade muito razoável de Portugal virar um caso semelhante à Grécia”, antecipou o dirigente centrista, citado pela TSF.

Pires de Lima foi confrontado com as declarações do vice-presidente do PSD Jorge Moreira da Silva, o qual garantiu que da parte ‘laranja’ não surgirão “especulações sobre a estabilidade da coligação”. Uma estabilidade que o presidente do Conselho Nacional do CDS entender ser útil manter, para que a crise atual não degrade até ao estado em que se encontra a Grécia.

Em relação às críticas de alguns deputados (afetos aos dois partidos) à proposta de Orçamento de Estado para 2013, Pires de Lima disse acreditar que o documento pode ser corrigido no Parlamento e que o Governo irá revelar abertura para negociar alterações, com especial ênfase num IRS reduzido a cinco escalões.

Em destaque

Subir