Economia

Portugal pode precisar de 100 mil milhões de euros adicionais

bini_smaghiBini Smaghi, que pertenceu ao Banco Central Europeu (BCE), defende que Portual “pode precisar” de 100 mil milhões de euros de ajuda adicional. Num artigo de opinião publicado no Financial Times, Smaghi sustenta ainda que a Irlanda necessitará de mais 80 mil milhões.

Dois dos países que enfrentam maiores dificuldades na União Europa, Portugal e Irlanda, enfrentam elevada probabilidade de recorrer a um pacote de ajuda financeira adicional, defende o ex-membro do BCE.

Essa ajuda é quantificada, nos dois casos. “Portugal deve precisar de 100 mil milhões de euros e a Irlanda de 80 mil milhões”, sublinhou Bini Smaghi, num artigo que rubricou no jornal norte-americano Financial Times.

O cenário que Smaghi antecipa que essa necessidade “deveria ser reconhecida de forma imediata pela União Europeia”, para que Portugal não enfrente um cenário de impedimento de “regressar aos mercados” internacionais, já no ano de 2013.

E como o ex-membro do BCE considera que é provável a incapacidade de financiamento da economia portuguesa até 2016, Bini Smaghi antecipa o cenário: “Portugal deve necessitar de 100 mil milhões de euros, ao mesmo tempo que a Irlanda vai precisar de 80 mil milhões”.

Em destaque

Subir