Nas Notícias

Pneumonia: Portugal é o segundo na Europa com a taxa de mortalidade mais alta

pneumonia

Só um dos 23 países europeus da OCDE tem uma taxa de mortalidade padronizada por pneumonia superior à de Portugal: a Eslováquia. A pneumonia é a patologia mais mortal no conjunto das doenças respiratórias, a terceira causa de morte de Portugal.

De acordo com o relatório ‘Doenças respiratórias em números – 2015’, ontem apresentado pela Direção-geral da Saúde (DGS), as pneumonias têm um peso de 46 por cento no total da mortalidade respiratória em Portugal. Quase metade, apesar de uma queda de 23,5 por cento de 2009 para 2013.

Em média, as doenças respiratórias matam mais de 30 pessoas por dia, isto quando o indicador tem vindo a cair desde 2012.

As doenças respiratórias crónicas continuam a ser a terceira causa de morte em Portugal, logo após as doenças cardiovasculares e o cancro, e são a quinta principal causa de internamento e a primeira causa de mortalidade intra-hospitalar.

Em 2014, de acordo com o mesmo relatório, morreram 12.147 pessoas (mais de 6200 homens e cerca de 5800 mulheres) devido às doenças respiratórias, menos do que os 12.611 óbitos de 2013, ano em que a mortalidade tinha caído dez por cento face a 2012.

A taxa de mortalidade padronizada por pneumonia em Portugal continua a ser das mais altas a nível europeu, sendo o inverso do que acontece com a asma e a doença pulmonar obstrutiva crónica.

Em destaque

Subir