Nas Notícias

Portugal perdeu 20 mil imigrantes em 2012, revela Serviço de Estrangeiros e Fronteiras

emigracao1Está em quebra o número de estrangeiros em Portugal. Em 2012, contaram-se menos 20 mil imigrantes do que no ano anterior, de acordo com um relatório do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). O cenário de desemprego ajuda a justificar esta queda. Brasil, Ucrânia e Cabo Verde são assim os países com maior comunidade de imigrantes em solo português.

Entre 2011 e 2012, Portugal perdeu cerca de 20 mil imigrantes, segundo revela um relatório do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, que acaba de ser divulgado.

Esta descida representa uma percentagem de 4,5 pontos, sendo que se contavam em Portugal, no ano passado, 417 042 estrangeiros em Portugal.

A maioria dos estrangeiros residentes em Portugal são cidadãos brasileiros. E são também os imigrantes com maior representatividade nesta quebra de duas dezenas de milhar: um em cada três imigrantes que deixaram solo nacional tem aquela nacionalidade. Dos cerca de 417 mil imigrantes em Portugal, 105 622 são brasileiros, segundo números deste relatório do SEF.

E a comunidade estrangeira que se segue é a ucraniana. O Relatório de Imigração, Ucrânia, Fronteiras e Asilo, divulgado ontem, assinala que há em Portugal 44 074 imigrantes provenientes da Ucrânia e 42 857 que têm nasceram em Cabo Verde. Brasil, Ucrânia e Cabo Verde são assim os países com maior comunidade de imigrantes em solo português.

Em destaque

Subir