Economia

Portugal passa no exame da troika e recebe 8000 milhões entre dezembro e janeiro

vitor_gasparMinistro das Finanças, Vítor Gaspar, revela em conferência de Imprensa que a troika fez uma avaliação positiva do programa de ajuda externa, o que permitirá a Portugal receber a terceira tranche do empréstimo total de 78 mil milhões. Entre dezembro e janeiro os cofres do Estado terão injetados 8000 milhões de euros.

Vítor Gaspar anunciou hoje que Portugal mereceu nota positiva da troika, que avaliou o cumprimento das medidas estabelecidas no programa de resgate financeiro. Foi reconhecido um avanço sustentado nas finanças públicas, na estabilização do sistema financeiro e na aplicação de reformas, pelo que a próxima tranche será entregue brevemente.

Portugal conseguiu cumprir os limites do défice e da dívida pública. “A terceira tranche, de 8000 milhões de euros, será entregue a Portugal em duas fases”, referiu Vítor Gaspar. A primeira sê-lo-á em dezembro de 2011 e a outra em janeiro de 2012.

O ministro das Finanças salientou ainda que as medidas implementadas pelo Governo no que diz respeito às reformas estruturantes “chegarão além do que está previsto no programa de apoio a Portugal”.

Apesar de otimista, Vítor Gaspar salienta que há ainda “um longo caminho por percorrer”, na estabilização financeira e na recuperação económica do país.

Em destaque

Subir