Mundo

Portugal participa em missão de paz da ONU em África

Na próxima terça-feira, a missão portuguesa parte para a República Centro-Africana, para se juntar ao contingente da ONU que desenvolve uma missão de paz, avança a TSF. Nos últimos dias, o aeroporto da Portela, em Lisboa, tem servido de plataforma para transporte de material, com imponentes Antonov a sobrevoarem os céus.

Uma vez de dois em dois dias, um Antonov aterra na Portela, para preparar a missão de paz da ONU, que prevê o transporte de 700 toneladas de material, bem como 55 viaturas do Exército, para a República Centro-Africana.

Portugal participa na missão com uma centena de Comandos, de acordo com a TSF, grupo que irá juntar-se, na próxima semana, aos 12 mil Capacetes Azuis que estão naquela região de África e que estão a ser alvo de emboscadas.

A preparação de toda a logística de uma missão com esta dimensão constitui em si mesma um “desafio”, segundo realça àquela rádio o tenente-coronel Paulino.

Trata-se de algo que Portugal conhecia no plano teórico, mas que nunca antes ocorrera. E por isso há tantos voos de Antonov a sobrevoar Lisboa.

Os primeiros membros do contingente luso já estão a chegar a solo africano. Além de militares do Exército, irão alguns elementos da Força Aérea.

Em destaque

Subir