Nas Notícias

Portugal paga, por ano, 12 milhões para ‘importar’ médicos de Cuba

medico 210 Para ter médicos cubanos, Portugal paga por ano cerca de 12 milhões de euros. Por pressão do jornal I, o Governo revelou o acordo que mantém com Cuba para a contratação de profissionais com vista a reforçar as zonas onde há carência de médicos de família.

Por mês, Portugal paga 4230 euros por cada médico cubano contratado no âmbito de um acordo bilateral. O valor foi reduzido face aos 5900 euros acordados no início do protocolo, em 2009.

O jornal I fez as contas e refere que o Estado tem gasto uma média de 12 milhões de euros por ano para ‘importar’ clínicos cubanos, reforçando as zonas onde o Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem maior carência de profissionais, nomeadamente o interior.

Os valores foram mantidos secretos até agora, mas o jornal apresentou uma queixa à Comissão de Acesso a Documentos Administrativos e o Ministério da Saúde foi obrigado a ceder os dados do acordo para a prestação de serviços médicos entre a Administração Central dos Sistemas de Saúde e os Serviços Médicos de Cuba.

A medida entrou em vigor em agosto de 2009, quando o Governo de José Sócrates pagava a Cuba 5900 euros por cada médico. O atual executivo fez dois aditamentos, com o primeiro (em dezembro de 2011) a baixar o preço para os 4230 euros por mês.

Desde o início e até ao primeiro aditamento, Portugal pagou 259.600 euros por mês, contratando um total de 44 médicos cubanos. O horário destes profissionais compreendia 40 horas nos centros de saúde e 24 horas na urgência.

Em 2012 e 2013, houve menos médicos (39) e o valor mensal desceu para os 164.970 euros, mas também foi reduzido o tempo de serviço nas urgências, que passou para metade (12 horas).

O mais recente aditamento, em abril deste ano, definiu a contratação de mais 52 médicos cubanos, o que eleva a verba a pagar mensalmente para os 219.960 euros.

Os 4230 euros não são pagos diretamente aos profissionais: os clínicos cubanos recebem apenas 900 euros, com Cuba a reter o direcionar o restante para a formação de novos médicos e para o próprio sistema de saúde cubano.

Contas feitas, cada médico cubano recebe cerca de 24 euros por hora, valor abaixo dos 30 euros que serve de teto à contratação de médicos especialistas por empresas de serviços médicos. A carga horária é de 44 horas semanais.

O acordo entre os dois países expira em 2016 e impõe um limite às contratações: 100 médicos.

Em destaque

Subir