Mundo

Portugal oferece materiais diversos a São Tomé no valor de 500 mil euros

O governo português ofereceu hoje às autoridades são-tomenses materiais e equipamentos diversos para os ministérios da Juventude e Desporto, da Saúde e da Administração Interna, calculados em cerca de 500 mil euros, indica fonte oficial.

Os materiais foram oferecidos no âmbito dos XI Jogos Juvenis da Comunidade de Países de Língua Portuguesa cuja cerimónia de encerramento deverá acontecer hoje.

“É um sinal claro de que Portugal está empenhado na cooperação nessa nossa comunidade de países irmãos que é a CPLP”, disse o secretário de Estado da Juventude e Desporto de Portugal, João Paulo Rebelo.

O Ministério da Juventude e Deportos recebeu, entre outros materiais, 200 beliches e 400 colchões, material médico e de fisioterapia, material técnico desportivo e sinalização de emergência luminescente.

O Ministério da Saúde beneficiou de material de consumo clínico, designadamente máscaras de oxigénio, cateteres venosos, sistemas de soros, sondas vesicais e de aspiração e nasogástricas, fármacos endovenosos, soros, luvas esterilizadas e debitometros de oxigénio, incluindo ligaduras, adesivos, pensos, lençóis descartáveis e desinfetantes.

Por seu lado, o Ministério são-tomense da Administração Interna recebeu diversos materiais de comunicação e coletes de alta visibilidade.

“Portugal está, como sempre esteve e estará seguramente no futuro, ao lado de são Tomé e Príncipe, o que deixa bem claro a abertura que Portugal tem, teve para estes jogos e terá garantidamente no futuro”, sublinhou João Paulo Rebelo.

“O que é absolutamente essencial é que possamos cultivar boas praticas, partilhar experiências e todos os governos deverão estar empenhados em fortalecer os laços nesta nossa comunidade da CPLP”, acrescentou.

O donativo foi entregue no salão nobre da embaixada de Portugal na capital são-tomense.

Em destaque

Subir