Nas Notícias

Portugal “numa desgraça”, diz Mário Soares, que vê a Europa “à beira do abismo”

mario soares1O histórico Mário Soares participou, nesta terça-feira, numa conferência onde abordou a realidade portuguesa. “O que se está a passar em Portugal é uma desgraça”, disse Soares, que vê a Europa “à beira do abismo”. Porém, Soares teve uma afirmação curiosa: o socialista não quer perturbar as eleições europeias.

Mário Soares tem sido uma voz pouco ouvida, por opção própria, na antecâmara das eleições europeias. Ontem, o histórico socialista e antigo Presidente da República participou na conferência ‘Os exilados políticos portugueses em França face à Revolução do 25 de Abril’, organizada pelo Institut Français du Portugal e pela embaixada de França em Portugal.

E as palavras de Mário Soares foram, como sempre, fortes, com o Governo como alvo de uma realidade que o antigo político espera ver mudada.

Mas a Europa também foi criticada, pelo modo como se deixa dominar pelos mercados, segundo Soares.

“O que se está a passar em Portugal é uma desgraça, sob todos os pontos de vista. As pessoas empobreceram, as pessoas têm de se exilar, dormem no chão…. Mas não vão ouvir-me falar agora disso porque estamos em vésperas de eleições e não quero perturbar”.

No entanto, se o país está mal, não será a Europa que lhe irá valer.

“A Europa está à beira de um abismo. Se os mercados vão continuar a mandar na política? Dominando a direita são os mercados que mandam. Espero que não caia nesse abismo”, disse ainda o socialista, nesta conferência.

Em destaque

Subir