Economia

Portugal não vai precisar de novo resgate financeiro

zoellick_copyRobert Zoellick, presidente do Banco Mundial, afirmou, em Singapura, que Portugal não deverá precisar de mais um resgate financeiro para debelar o défice. No entanto, afirma que as atuaisreformas para recuperar a economia nacional necessitam do apoio da Alemanha e de outros países europeus e que a recessão na Europa poderá atrasar o processo de crescimento.


Quem o diz é o presidente do Banco Mundial, mas ainda assim, Robert Zoellick, defende que Portugal precisa de continuar a impor as reformas vigentes:

“Acho que os resgates não são necessários, mas tudo isto é mais difícil de cumprir quando há uma recessão da Europa”, afirmou, referindo-se não só do caso português mas também da Itália e de Espanha.

O banqueiro defende ainda que os países em dificuldades devem levar a cabo reformas não só “nas questões fiscais”, mas também medidas “que permitam a criação de competitividade para o futuro”. Já no que à Grécia diz respeito, Zoellick não é tão otimista e diz que o último resgate aprovado irá apenas “comprar tempo” a Atenas, que poderá precisar de nova ajuda financeira em breve.

Já em solo português, o presidente da República assevera que há sinais positivos de crescimento. No périplo da sexta etapa do Roteiro para a Juventude, no Porto, Cavaco Silva previu que o primeiro e segundo trimestres de 2012 sejam de recessão e defendeu que é “muito importante que na parte final de 2012” ocorra “uma inversão de tendência” e que Portugal comece a dar os primeiros sinais de recuperação.

Em destaque

Subir