TV

Portugal na rota do Dragon Ball, agora em versão Super

O Dragon Ball Super pode ser transmitido em Portugal. A nova temporada da série de culto dos anos 90 já começou a ser emitida no Japão e a SIC admite trazer os desenhos animados “no mesmo modelo” em que foram emitidos Dragon Ball, Dragon Ball Z e Dragon Ball GT.

A série Dragon Ball tem um novo título, Dragon Ball Super, e deverá ser emitida também em Portugal.

Foi há 18 anos que as aventuras de Son Goku chegaram ao fim, num título – o Dragon Ball GT – envolto em polémica.

Isto porque a série foi criada por Akira Toriyama e a versão ‘GT’ não tinha qualquer ligação com as anteriores, o Dragon Ball e o Dragon Ball Z.

Agora que Akira Toriyama decidiu escrever o último capítulo da saga, os fãs de Son Goku vão poder retomar a história desde que o herói e os amigos derrotaram Bubu, um vilão inicialmente gorducho e até fofinho.

Para a história ficou a expressão “Bubu tem fominha”, uma vez que a dobragem para português foi um dos grandes trunfos da série em Portugal.

E a SIC, que emitiu Dragon Ball, Dragon Ball Z e Dragon Ball GT, admitiu a vontade em trazer o Dragon Ball Super, que por enquanto só está a ser emitido no Japão.

“Tem uma grande ligação à marca SIC, por isso não coloco de parte a hipótese de a emitir no canal generalista”, revelou o diretor-geral, Luís Marques, em declarações ao Diário de Notícias.

A confirmar-se a transmissão de Dragon Ball Super, o trunfo da dobragem será para manter, ainda segundo o mesmo responsável: “A acontecer, seria no mesmo modelo que a SIC teve na década de 1990, ou seja, totalmente dobrada em português”.

Apesar de baseada na manga, a história tinha momentos ‘adaptados’ à realidade portuguesa, com referências a expressões que se usavam à data (como “Este homem não é do norte”), personalidades mediáticas (como Jorge Gabriel e João Baião) e outros programas da época (como Jogos sem Fronteiras e Big Show SIC).

Portugal está mesmo na rota dos desenhos animados, pois se a SIC não os quiser o diretor dos canais temáticos da estação, Pedro Boucherie Mendes, vai buscá-los para a SIC Radical.

“Estou convencido de que os novos episódios vão chegar a Portugal, se não for pela SIC generalista, os canais de cabo de Carnaxide também podem vir a fazê-lo”, revelou o responsável, também citado pelo DN.

Reveja algumas das ‘pérolas’ da versão portuguesa:

Em destaque

Subir