Ciência

Portugal na NASA: Fotografia da Lua sobre o Tejo distinguida

foto do dia NASA

Uma imagem da Lua sobre o rio Tejo, com Mercúrio a espreitar, foi eleita a ‘Foto do Dia’ no site da NASA, a 15 de abril. Miguel Claro, o autor, congratulou-se pela “honra” de “poder levar novamente os céus de Portugal além-fronteiras”, após já ter sido distinguido por uma foto do Alqueva.

É a segunda vez que o astrofotógrafo, que envia imagens para a agência espacial norte-americana desde 2007, tem uma fotografia escolhida como a ‘Astronomy Picture of the Day’, a ‘foto do dia’ no site da NASA.

A NASA ficou encantada pela conjugação, na mesma imagem, da Lua em quarto crescente, brilhando sobre o rio Tejo ao final do dia, e do planeta Mercúrio.

“O cenário citadino encantador em pano de fundo, com o Cristo Rei em Almada e a Ponte 25 de Abril que interliga a capital lisboeta, foi captado a partir do Barreiro, graças à simpática ajuda e disponibilidade do meu bom amigo e fotógrafo local Nuno Lopes, que esteve o tempo todo com a chapeleira do carro, a tentar proteger-me do forte vento que se fez sentir nessa noite”, salientou ainda Miguel Claro.

A fotografia, registada no dia 8 de abril, é a segunda do astrofotógrafo oficial da Reserva Dark Sky Alqueva a ser distinguida pelo site da NASA, depois de uma imagem do Alqueva.

Em destaque

Subir