Euromilhões

Portugal: Milionário do Euromilhões paga 10 milhões em impostos

euromilhoesReside em Portugal o vencedor do primeiro prémio do Euromilhões. O apostador ganha o jackpot de 51 milhões de euros, no sorteio desta semana, mas, ao abrigo das regras de tributação inscritas no Orçamento de Estado, terá de entregar ao Estado 10 milhões de euros. A chave da fortuna é composta pelos números 3, 20, 23, 28 e 42, acompanhados das estrelas 8 e 11. 

Um único apostador conquistou o jackpot do Euromilhões, no sorteio desta sexta-feira. A aposta foi registada em Portugal, o que significa que o Estado também arrecada um ‘prémio’ chorudo, de 10 milhões de euros.

O apostador que conseguiu acertar na chave da fortuna (3, 20, 23, 28 e 42, com as estrelas 8 e 11) levará para casa ‘apenas’ 40 milhões de euros, vendo um quinto do prémio partir para os cofres do Estado.

As novas regras de tributação (do Euromilhões e de outros sorteios cujo rémio seja superior a 5000 euros) estão sujeitos a tributação de 20 por cento, desde o passado dia 1 de janeiro, data em que o Orçamento de Estado entrou em vigor.

Esses valores pagos ao fisco têm maior expressão no Euromilhões, em virtude do valor elevado do prémio primeiro. Em casos de jackpot, o Estado arrecada um verdadeiro ‘jackpot’, sem ter feito qualquer aposta.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir