Ciência

Portugal lidera desenvolvimento de app para poupança de energia

O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), da Universidade do Porto, lidera o consórcio que procura desenvolver uma aplicação móvel para uma gestão mais eficiente da energia.

Com um orçamento de 2,3 milhões de euros, o projeto europeu FEEdBACk, em vigor até 2020, envolve oito instituições de sete países europeus (Portugal, Holanda, Suíça, Espanha, Reino Unido, Dinamarca e Alemanha).

O consórcio de investigadores vai tentar, com uma app ou um jogo, promover uma mudança comportamental que desencadeie uma gestão mais eficiente da energia.

“Estamos a trabalhar numa aplicação móvel, cuja interface será interativa e amigável, para motivar uma utilização mais eficiente da energia através de mensagens personalizadas e competição entre pares”, explicou Filipe Joel Soares, investigador sénior do Centro de Sistemas de Energia do INESC TEC e responsável pelo projeto.

“A ideia é que esta aplicação ajude a que sejam feitas pequenas alterações nos hábitos diários que, por sua vez, conduzam a poupanças energéticas e financeiras grandes, quer nas casas dos consumidores, quer nos locais de trabalho”.

A app vai incluir funcionalidades como jogos e questionários relacionados com tomadas de decisão do dia a dia relativamente a comportamentos energeticamente eficientes.

Estão também a ser desenvolvidos painéis de jogo para que os utilizadores possam comparar os desempenhos energéticos e até partilhá-los nas redes sociais.

Os conceitos serão testados, numa primeira fase, em Portugal (no edifício do INESC TEC), Espanha e Alemanha.

Em destaque

Subir