Desporto

Portugal-Irlanda do Norte(1-1): Afinal, o problema não estava no sintético de Moscovo

paulo bento1Formação comandada por Paulo Bento desiludiu 50 mil no Dragão e muitos outros no sofá. Hélder Postiga salvou a equipa de escândalo e para se chegar ao Brasil, em 2014, vai ser precisa a calculadora… mais uma vez.

Portugal recebeu e empatou com a Irlanda do Norte a uma bola, esta terça-feira, em jogo a contar para a quarta jornada do Grupo F da fase de apuramento para o Mundial do Brasil 2014.

Depois da derrota em Moscovo, onde o sintético chegou a ser falado como o entrave à forma de jogar da equipa das quinas, percebeu-se que, afinal, o problema não estava ali.

Portugal entrou lento, a chuva que se fazia sentir no norte do país parecia pesar em demasia nos calções da formação nacional, que viu mesmo a Irlanda causar surpresa à meia hora de jogo. Num meio campo que parecia deserto, Niall McGinn acabaria por fugir pela esquerad e rematar sem hipótese para Rui Patrício.

A equipa lusa demorou praticamente 45 minutos a reagir. Salve-se um ou dois lances em que poderia ter chegado ao empate antes, certo é que só nos últimos 15 se viu realmente a alma lusa.

Paulo Bento colocou a ‘carne’ toda no assador. Tirou defesas e meteu avançados. A Seleção Nacional acabou o jogo com Varela, Ronaldo, Postiga, Nani e Éder na frente de ataque. Até essa altura, em que encheu a área contrária de jogadores, o jogo foi muitas vezes despejado para as alturas dos centrais irlandeses, onde Hélder Postiga era quase sempre o único a tentar chegar, desamparado, diga-se.

O golo da igualdade acabaria por chegar a 10 minutos do final. Numa insistência após um pontapé de canto, Bruno Alves cruza para área, Éder desvia a bola para a pequena área e Postiga acaba por salvar a noite.

Um a um no final do encontro e cinco pontos perdidos em dois jogos importantes. Com muito ou pouca polémica, fruto de um penálti assinalado em cima do apito final, a Rússia venceu o Azerbaijão em casa e já está a cinco pontos. Portugal é agora terceiro, com sete, os mesmos que Israel, segundo classificado.

Eis os resultados do Grupo F:
Rússia 1-0 Azerbaijão;
Luxemburgo 0-6 Israel;
Portugal 1-1 Irlanda do Norte.

Classificação:
1.º- Rússia: 4 jogos, 12 pontos;
2.º- Israel: 4, 7;
3.º- Portugal: 4, 7;
4.º- Irlanda do Norte: 3, 2;
5.º- Azerbaijão: 3, 1;
6.º- Luxemburgo: 4, 1.

Em destaque

Subir