Economia

Portugal gerou 342 desempregados por dia durante o último ano

desemprego2Os centros de emprego tinham em junho um número de inscritos superior ao que se verificara no mês de maio: mais 4733 desempregados, de acordo com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). Este aumento assinala-se numa época do ano em que há o fator sazonal de criação de postos de trabalho, devido ao verão.

A mais recente informação mensal do IEFP, que permite uma comparação os meses de maio e junho de 2012, dá conta de 4733 novos desempregados inscritos nos centros de emprego.

Em termos homólogos, o aumento é substancial: entre junho de 2011 e o mesmo mês de 2012 há um crescimento de 24,5 por cento. Essa percentagem representa mais 127 250 desempregados do que há um ano. Ou seja, no último ano, Portugal gerou uma média diária de 342 desempregados.

No total, havia no mês de junho 645 995 pessoas inscritas em centros de emprego do continente e das regiões autónomas, de acordo com o IEFP, que publicou esta informação hoje.

Os mais recentes dados sobre desemprego em Portugal, fornecidos pelo Eurostat e relativos a maio, davam conta de uma estagnação do desemprego, em virtude do fenómeno de criação de emprego que sucede no verão. Os números do Eurostat de maio são iguais ao do mês anterior, sendo que no que diz respeito ao desemprego jovem havia até uma ligeira quebra.

Em abril e maio, de acordo com o gabinete de estatísticas europeu, havia 15,2 por cento de desempregados. Portugal continua a chamar a si uma das maiores taxas de desemprego da União Europeia. Bem menos animadores são os dados do IEFP.

Em destaque

Subir