Categorias: Nas Notícias

Portugal ‘gasta’ os recursos de 2,6 planetas, alerta a WWF

A pegada ecológica de Portugal é uma das mais elevadas do mundo, critica a WWF. “Aos níveis atuais de consumo, precisaríamos de 2,6 planetas para vivermos”, avança Ângela Morgado. A tendência é geral à União Europeia e os combustíveis fósseis são os principais agentes.

O relatório Planeta Vivo 2014, elaborado pela organização internacional de defesa do ambiente WWF, assenta como um pontapé no estômago: entre 151 países, Portugal é o 27.º na avaliação da pegada ecológica, a medida da pressão humana sobre a natureza.

Os gastos dos portugueses são tão elevados que, para os manter, seriam precisos os recursos naturais equivalentes a 2,6 planetas semelhantes à Terra, tanto mais que o país apresenta uma reduzida biocapacidade (possibilidade de repor os recursos).

“Aos níveis atuais de consumo, precisaríamos de 2,6 planetas para vivermos, o que é completamente insustentável”, avisou a coordenadora do programa da WWF em Portugal, Ângela Morgado, em declarações à Lusa.

A tendência nacional é “seguida em toda a Europa”, segundo a mesma responsável. Portugal tem uma pegada ecológica idêntica à média da União Europeia (4,6), com a Bélgica a ser o membro comunitário que maior pressão exerce sobre a natureza.

“A principal componente dessa pegada, o que torna essa pegada elevada, é o consumo de combustíveis fósseis, é o carbono, [que] chega a representar 50% da pegada e, em Portugal representa 41 por cento, com um ligeiro decréscimo”, acrescentou Ângela Morgado, realçando que esse decréscimo tenha sido motivado pela crise económica.

A WWF aponta ainda, no caso português, a pesca (responsável por 22 por cento da nossa pegada ecológica), a agricultura e as pastagens. Estes três fatores registaram “um ligeiro aumento”.

“São necessárias mudanças” no comportamento dos indivíduos e das empresas para corrigir este grave desequilíbrio, realça a WWF, sob o risco da Terra se esgotar muito mais rápido do que o previsto.

Como os combustíveis fósseis são os principais agentes na pegada ecológica nacional, Ângela Morgado sustenta a necessidade das “mudanças” começarem pela mobilidade, seguida pela alimentação.

“Temos de perceber qual a origem” dos produtos “para tentarmos reduzir ao máximo o componente do carbono”, explicou.

“A pegada ecológica de Portugal é elevada. A insustentabilidade do nosso estilo de vida tem levado à perda da biodiversidade, tanto em casa como no exterior”, frisou a responsável, ao apresentar as conclusões do relatório.

Segundo Ângela Morgado, “as nossas opções de consumo prejudicam os sistemas naturais dos quais dependemos para os alimentos que consumimos, o ar que respiramos e o clima ameno que precisamos”.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 30 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 30 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

As 4 principais falhas éticas dos líderes que mais prejudicam os trabalhadores

A propósito do Dia do Trabalhador conheça os maiores erros de ética empresarial Quando os…

há % dias

30 de abril, termina a Guerra do Vietname, que durou 16 anos

A Guerra do Vietname terminou a 30 de abril de 1975. Hoje, recorda-se o mais…

há % dias

Investigadores da UC desenvolvem aerogéis compósitos para criação de novas baterias sólidas

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC)…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias