Nas Notícias

Portugal gasta meio milhão mensal em subvenções vitalícias a ex-políticos e antigos representantes do Estado

Existem 227 beneficiários em situação ativa das chamadas subvenções vitalícias, uma pensão que é paga para antigos representantes do Estado nas mais variadas funções. Mensalmente os cofres do Estado entregam cerca de meio milhão de euros para a Caixa Geral de Aposentações que encaminha esta verba para estas figuras. Veja quem são alguns dos beneficiários das pensões vitalícias.

Nesta lista não estão os antigos Presidentes da República nem os antigos representantes de cargos políticos na Madeira. É que as compensações financeiras são pagas diretamente pelo Gabinete da República aos ex-Presidentes e pela Região Autónoma aos seus antigos representantes de acordo com a legislação vigente.

Aos 227 beneficiários em situação ativa somam-se mais 17 que recebem parcialmente a sua pensão, sendo que, se fossem receber na totalidade, o valor gasto pela Caixa Geral de Aposentações custaria mais 33,6 mil euros.

Na sua mais recente atualização, a lista revela nomes de antigas figuras do governo e da política nacional como José Sócrates, António Guterres, António Vitorino, Mota Amaral, Assunção Esteves e Deus Pinheiro.

De acordo com o Jornal de Notícias, há 20 beneficiários com a situação suspensa, devido a estarem a desempenhar funções políticas ou públicas remuneradas.

Veja algumas das figuras que são abrangidas pelas subvenções

Existem muitos nomes que estão incluídos nas subvenções vitalícias, e a lista vai sendo frequentemente atualizada com entradas de novos nomes, saídas de outros por morte, por exemplo, ou até pela suspensão de outras no caso de os beneficiários passarem a uma situação de atividade.

José Sócrates, antigo primeiro-ministro, recebe 2.372 euros, enquanto que Armando Vara, antigo governante, aufere 2.014 euros.

Quanto a António Guterres, atualmente secretário geral das Nações Unides, tem direito a uma pensão de 4.138 euros, sendo que Carlos Carvalhas, ex-secretário geral do PCP e antigo deputado, leva para casa 2.819 euros.

No topo da lista está Vasco Rocha Vieira, ex-governador de Macau e ex-ministro da República para os Açores, que aufere 13.607 mil euros.

Em destaque

Subir