Desporto

Portugal-Finlândia: Ruben Micael, de estreante a goleador

 

Portugal vence a Findândia, por 2-0, em Aveiro, no particular que antecede os decisivos jogos de apuramento para o Euro’2012. Ruben Micael esteve em destaque, ao apontar dois golos. A Seleção Nacional conseguiu o primeiro triunfo de 2011, após a derrota com a Argentina e o empate com o Chile.

O médio Ruben Micael passou de estreante a goleador em dois tempos. No primeiro, logo aos 10 minutos, abriu a contagem. A meio da segunda parte, já com Nani em campo, aproveitou uma assistência do extremo para selar o ‘bis’ e o resultado final.

Na ausência de Cristiano Ronaldo – que volta a falhar um particular da seleção – outro madeirense brilhou, num jogo simples, perante uma Finlândia frágil. Paulo Bento pôde testar alternativas e perceber que há jogadores capazes de fazer a diferença, nos decisivos embates de qualificação para o Euro’2012.

Portugal entrou em campo com muitas ausências e apenas com quatro habituais titulares: Eduardo, Raul Meireles, Fábio Coentrão e Carlos Martins. Paulo Bento quis observar outros jogadores e viu, além de Ruben, outro jogador em destaque: o lateral-direito Nelson.

Numa partida com pouca história, perante uma Finlândia inerte – com 13 mil espetadores nas bancadas do Estádio Municipal de Aveiro –, Portugal dominou do início ao fim e Eduardo teve pouco trabalho. Para a história ficam os dois golos de Ruben Micael, que determinam a primeira vitória do ano.

E por falar em história, o médio do FC Porto inscreveu o seu nome numa galeria restrita: o último estreante a marcar dois golos na primeira vez que envergou a camisola das quinas fora Palmeiro, em 1956, quando Portugal bateu a Espanha por 3-1.

De resto, só há cinco jogadores com este feito: Pepe (em 1927, Portugal-França, com goleada por 4-0), João Cruz (1938, no Portugal-Hungria, com goleada por 4-0), Ben David (1950, no Portugal-Inglaterra, na derrota por 3-5), Palmeiro (1956, no Portugal-Espanha, com vitória por 3-1) e agora Ruben Micael.

Portugal regressa à competição no dia 4 de junho, para defrontar a Noruega, num embate fundamental, tendo em vista o apuramento para o Campeonato da Europa. Uma derrota pode ser o adeus, uma vitória será a recuperação.

Em destaque

Subir