Mundo

Portugal é exceção à queda do socialismo na Europa

Há uma “maldição” a varrer a social-democracia da Europa, avança hoje o El País.Portugal é a exceção ao “declive proporcionado pela austeridade e populismo”, depois do PS ter “arrasado nas eleições municipais”.

O jornal espanhol, assoberbado pela crise na Catalunha, encontrou um espaço para analisar o mapa político europeu na sequência das eleições mais recentes: as autárquicas em Portugal (uma semana após a derrota do SPD nas legislativas alemãs). E o retrato favorece o Partido Socialista português, ao contrário do que acontece com os ‘irmãos’ europeus.

“A social-democracia despenha-se em toda a Europa. As políticas de austeridade aplicadas pelos Governos socialistas e a erupção de opções populistas no mapa política afastaram o eleitor da esquerda moderada. Só Portugal parece escapar a essa maldição, que em poucos anos fez cair os socialistas do poder nos principais países da União Europeia”, destaca o artigo do El País.

“França, Alemanha, Bélgica e Holanda tinham forças progressistas nos executivos (em solitário ou em coligação). Depois do furacão da Grande Recessão e da crise migratória, nos grandes países só resta a Itália” com socialistas no Governo, reforça a análise do jornal espanhol:

“Porém, as perspetivas de futuro deste executivo ficaram muito afetadas pelo referendo em que perdeu o ex-primeiro-ministro Matteo Renzi, em 2016”.

A solução? “Os partidos de esquerda têm de ensaiar um difícil equilíbrio que lhes permita abandonar a terra do nada em que vivem, que consiste em distanciarem-se das políticas conservadoras sem caírem na retórica anti-sistema”, defende o El País.

Em destaque

Subir