Tecnologia

Portugal está presente no Indoor Maps do Google

gm feup A versão do Google Maps para interiores já está disponível em Portugal. São 49 os edifícios presentes no Google Indoor Maps, facilitando o acesso dentro de espaços como estações de transportes públicos, monumentos e até instituições de ensino.

Quem tiver um smartphone com acesso à internet já não tem desculpas para se perder na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto ou na estação do Cais do Sodré, em Lisboa. Estes dois espaços integram a lista dos 49 equipamentos cujo mapa é possível consultar no Google Indoor Maps.

O serviço do gigante da tecnologia chega a Portugal para fornecer informação útil sobre um total de 49 espaços e equipamentos, como estações de comboio e de metro, palácios nacionais, monumentos de interesse turístico e até a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), um dos parceiros do Google neste projeto.

De acordo com uma nota emitida pela imprensa, a ‘versão para interiores’ do Google Maps só foi possível graças aos parceiros portugueses, ,que permitiram “desenvolver esta funcionalidade em estações de transportes públicos (metropolitano e comboio), museus, universidades, centros comerciais, palácios, entre outros espaços nacionais”.

“O potencial da utilização das plantas da FEUP pelos visitantes e estudantes é muito relevante”, realçou o diretor da FEUP, João Falcão e Cunha: “Ajuda também as pessoas com mobilidade reduzida. Plantas específicas para pessoas com mobilidade reduzida também foram acrescentadas num complemento à nossa política institucional em termos de acessibilidades”.

Opinião semelhante foi partilhada pelo coordenador de projetos tecnológicos da Parques de Sintra, Pedro Trocado: “O Google Indoor Maps é mais uma forma de a Parques de Sintra dar a conhecer o património sob a sua gestão ao máximo de pessoas possível em todo o mundo”.

O serviço funciona quando o utilizador estiver a aceder o Google Maps e entrar num dos 49 locais (atualmente) disponíveis. Se ampliar o mapa, o utilizador pode consultar ainda determinados pontos de interesse.

De acordo com a mesma nota do Google, o serviço funciona ainda por pisos quando tal for necessário. O utilizador acede por predefinição ao rés do chão, mas poderá selecionar outro piso para aceder à informação específica.

A empresa manifestou ainda a vontade de incluir mais espaços, convidando os responsáveis a enviarem os mapas e as informações necessárias.

Além de Portugal, o Indoor Maps incluiu mapas de espaços em 19 países.

Em destaque

Subir