Economia

Portugal perderá em média 465 empregos por dia durante o ano de 2012

banco-portugalBoletim económico do Banco de Portugal prevê uma perda de 170 mil postos de trabalho, durante o ano de 2012, o que representa uma média diária de 465 empregos. O BdP perspetiva ainda que o Governo terá de aplicar novas medidas de austeridade nos próximos meses, sob pena de não cumprir as metas orçamentais. Passos Coelho não concorda.

Não são bons ventos provenientes do boletim do Banco de Portugal (BdP), que coloca a economia portuguesa num cenário de estagnação pelo menos até ao ano 2013, sendo que desse facto resulta a perda de 170 mil postos de trabalho durante 2012. É uma média de 465 novos desempregados por dia, segundo as previsões divulgadas hoje.

As estimativas do BdP para 2013 são menos pessimistas, mas manter-se-á uma tendência para aumento do desemprego, com 33 mil durante todo o ano (uma média 90 novos desempregados por dia). Estes números representam o dobro (3,6 por cento de perda de emprego em 2012) do que perspetivado pela mesma entidade no boletim económico de inverno.

Noutro âmbito da evolução económica, prevê-se que o cenário macroeconómico se deteriore, pelo que o Governo, o que, a confirmar-se, obrigará o primeiro-ministro e seus pares a “adotar mais medidas de austeridade”, no entendimento do BdP. Só com novas medidas de austeridade o executivo conseguirá atingir as metas orçamentais.

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, não concorda com essa visão e adianta que não está nas previsões do executivo aplicar novas medidas austeras.

Recorde-se que no boletim económico anterior o BdP antevia “uma contração sem precedentes”, entre 2011 e 2013. O boletim divulgado nesta quinta-feira é ainda mais pessimista do que o anterior, sendo que a quebra do Produto Interno Bruto deverá acentuar-se.

Em destaque

Subir