Nas Notícias

Portugal entre os países europeus que mais reduziram as emissões poluentes

Um relatório da Eurostat, divulgado esta quinta-feira, sobre as emissões de dióxido de carbono (CO2) revelou que Portugal é dos países da União Europeia que menos contribuiu para a emissão de gases poluentes em 2016.

Segundo os dados do Eurostat, o país que mais recuou na emissão de CO2 foi Malta (-18,2 por cento), logo após surge a Bulgária (-7 por cento) e no terceiro lugar encontra-se Portugal (-5,7 por cento).

Por outro lado, os países europeus que registaram um aumento de emissões poluentes foram a Finlândia (+8,5 por cento), o Chipre (+7 por cento), a Eslovénia (+5,8 por cento) e a Dinamarca (+5,7 por cento).

“As emissões de CO2 são um grande contribuinte para o aquecimento global e são responsáveis por cerca de 80 por cento de todas as emissões de gases de estufa da União Europeia”, indica o Eurostat, pelo que acrescenta no relatório que estas emissões têm condicionantes como “as condições climatéricas, o crescimento económico, o tamanho da população, transportes e atividades industriais”.

Reunindo todos os países-membros da União Europeia, em 17 deles registou-se um aumento das emissões, que desceram nos restantes 11. Daqui, o Eurostat indica que dos países que mais poluem, a Alemanha é a principal responsável pelas emissões de gases poluentes da União Europeia, registando 22,9 por cento. Logo após, surge o Reino Unido com 11,7 por cento e a Itália com 10,1 por cento.

Em destaque

Subir