Nas Notícias

Portugal enfrentará seca extrema se fevereiro não for muito chuvoso

solAs previsões meteorológicas colocam Portugal num cenário de seca extrema, a menos que o mês de fevereiro seja mais chuvoso do que o normal. As chuvas de fevereiro podem evitar esse cenário, segundo antevê o meteorologista Manuel Costa Alves, em declarações à agência Lusa. Janeiro trouxe muito menos chuva do que o normal e fez esquecer que estamos no inverno.

O ano começou sem chuvas e esse cenário, se não for alterado em fevereiro, colocará Portugal numa situação de “seca extrema”, segundo garante Manuel Costa Alves, em declarações prestadas à Lusa.

“O país só evitará seca extrema se o mês de fevereiro for muito chuvoso”, adianta o meteorologista. O mês de janeiro não trouxe a precipitação normal para a época do ano, daí que, se o sol continuar, Portugal terá um grave problema, com efeitos negativos para a agricultura, sobretudo.

Apesar de as chuvas no próximo mês poderem evitar este cenário de seca, há uma realidade incontornável: “A precipitação da primavera nunca é suficiente para corrigir a ausência de chuvas no inverno”.

Não é só em Portugal Continental que o problema da falta de chuvas se coloca. Também nos Açores e na Madeira há seca em perspetiva, dada a ausência de precipitação no inverno. O diretor do Instituto de Meteorologia nos Açores alertou para a ausência de chuva neste período do ano.

Em destaque

Subir