Nas Notícias

Portugal enfrenta risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta

Portugal está em risco… e a ‘culpa’ é da radiação ultravioleta (UV). De acordo com o alerta do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), quer o território continental, quer os arquipélagos da Madeira e dos Açores enfrentam hoje um risco de exposição entre o “elevado” e o “muito elevado”.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que risco de exposição à radiação é “baixo”, 3 a 5 (“moderado”), 6 a 7 (“elevado”), 8 a 10 (“muito elevado”) e superior a 11 (“extremo”).

O IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, roupa leve, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

A previsão do tempo aponta para períodos de céu muito nublado no território continental, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral norte e centro e na região sul até meio da manhã, tornando-se gradualmente pouco nublado na região sul a partir do final da manhã.

No litoral existe a possibilidade de ocorrerem períodos de chuva fraca, durante a manhã, e no interior norte e centro podem ocorrer aguaceiros e trovoada, a partir da tarde.

As temperaturas deverão registar uma descida, mais acentuada nas regiões norte e centro.

Em Lisboa devem oscilar entre 17 e 26 graus Celsius, no Porto entre 16 e 22, em Braga entre 16 e 25, em Vila Real entre 15 e 28, em Viseu entre 14 e 25, em Bragança entre 16 e 31, na Guarda entre 15 e 26, em Coimbra entre 16 e 25, em Castelo Branco entre 16 e 30, em Santarém entre 17 e 30, em Portalegre entre 16 e 29, em Évora entre 15 e 31, em Beja entre 16 e 30 e em Faro entre 19 e 26.

O vento deverá soprar fraco do quadrante oeste, soprando temporariamente moderado no litoral a sul do Cabo Raso, durante a tarde, e nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros, em especial nas vertentes norte e terras altas e vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando por vezes forte nas terras altas até meio da manhã.

Para os Açores, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com boas abertas e vento fraco a bonançoso.

Em destaque

Subir