Desporto

Portugal encontra Bósnia no play-off de acesso ao Europeu de 2012

paulobento1Portugal defronta a Bósnia-Herzegovina no play-off de acesso ao Euro’2012, prova que se disputa na Polónia e na Ucrânia. A seleção lusa reencontra o adversário que eliminou na pré-eliminatória de acesso para o Mundial de África do Sul. Um adversário traiçoeiro, que terminou a qualificação com 20 pontos e que tem consentido poucos golos…

Não se pode dizer que o sorteio dos play-off, que decorreu hoje em Cracóvia, na Polónia, tenha sido agradável para Portugal, ainda que a Bósnia ocupe um modesto 22.º lugar no ranking da FIFA e apresente algumas ‘manchas’ no seu percurso.

Na qualificação, a formação treinada por Safet Susic surpreendeu pela positiva, com o melhor ataque do seu grupo, e nem a derrota por 3-0 frente à Roménia, por exemplo, retira crédito à equipa. Nos últimos seis jogos, os bósnios sofreram apenas um golo, marcado pela França, tento que os atirou para esta repescagem.

No play-off de acesso à fase final do Campeonato da Europa do próximo ano, Portugal terá de se libertar de fantasmas recentes. Cinco golos sofridos em duas partidas, três dos quais frente à Islândia, somados aos quatro que consentiu frente ao Chipre, levantam dúvidas sobre a consistência defensiva de Portugal.

E foi sobretudo no setor defensivo que Portugal falhou, frente à Dinamarca e em todo o apuramento. Nesta eliminatória diante da Bósnia-Herzegovina, a equipa de Paulo Bento está obrigada a mostrar mais competência.

Os bósnios não são, em teoria, mais fortes, mas estiveram perto de afastar a França, em pleno Stade de France… E este cartão de visita é suficiente. Depois de permitirem um empate, na partida decisiva do Grupo D, caíram para o segundo lugar.

Durante os 10 jogos de qualificação, somaram seis vitórias, dois empates e duas derrotas, conquistando 20 pontos. Marcaram 17 golos (o melhor ataque do grupo) e sofreram apenas oito.

O avançado Edin Dzeko e o médio Miralem Pjanic, da Roma, são algumas das pedras mais importantes do onze de Safet Susic. Num 4x2x3x1, os bósnios apresentam-se defensivamente mais sólidos, em comparação com os últimos embates com Portugal.

Esta Bósnia já não é a mesma que Portugal derrotou por 1-0, nos dois jogos do play-off de apuramento para o Mundial de 2010… E este Portugal também não. O jogo da primeira mão disputa-se a 11 ou 12 de novembro, enquanto a segunda mão se joga a 15 de novembro

Polónia e Ucrânia (anfitriões qualificados) juntaram-se a Espanha, Holanda, Alemanha, Itália, França, Inglaterra, Rússia, Dinamarca, Suécia e Grécia. Mais quatro equipas, das seguintes oito, juntar-se-ão a este grupo de equipas.

Jogos dos play-off

Bósnia-Herzegovina – PORTUGAL
Turquia – Croácia
Estónia – Irlanda
República Checa – Montenegro

Em destaque

Subir