Motociclismo

Portugal em tendência ascendente nos ISDE em Portimão

Na terceira e mais exigente da 94ª edição dos ISDE (International Six Days of Enduro), que decorre no Algarve, as seleções portuguesas evidenciaram uma tendência ascendente.

Dos seniores às senhoras, passando pelos juniores, o ganho de posições na classificação foi geral, sendo que os primeiros escalaram três lugares até ao sétimo posto, que ocupam antes do quarto dia de competição.

2019-ISDE-Portimao-POR-Rider & Team -Photo Shoot

Os 266 quilómetros do percurso, denominado ‘Desafio de Monchique’, foram mesmo um desafio, com a chuva que caiu nas primeiras horas a sublinharem as dificuldades, sobretudo para a caravana dos clubes, que registou um ‘engarrafamento’ em algumas passagens. Isso levou a que a jornada fosse encurtada para os concorrentes que não integram as seleções.

A equipa portuguesa de seniores, composta por Diogo Ventura, Diogo Vieira, Gonçalo Reis e João Lourenço, ultrapassou da melhor forma as dificuldades do traçado e fechou o dias em bom plano ganhando muito terreno na classificação e conseguindo estar a menos de dez minutos para os líderes.

Já os três juniores nacionais – Tomás Clemente, Rodrigo Belchior e Manuel Teixeira – estiveram igualmente em plano de destaque, e depois de ontem terem subido ao nono posto hoje voltaram a ‘trepar’ na classificação ao oitavo lugar da classificação geral do Junior Trophy.

Mais complicado foi o dia da seleção feminina. Ainda assim Joana Gonçalves, Rita Vieira e Bruna Santos ultrapassaram corajosamente as dificuldades. Joana ainda sofreu uma queda que lhe condicionou a corrida, e foi Rita Vieira que mostrou muito querer para ultrapassar um problema com o motor de arranque da sua moto e um radiador danificado. Isso permitiu-lhe ocupar agora a oitava posição.

Individualmente Diogo Ventura conseguiu a sua melhor performance no 14º E1. Foi mesmo o quarto numa especial e nono na outra, subindo ao 15º posto da ‘geral’. Tomás Clemente foi o 26º e ocupa também essa posição na ‘geral’, enquanto Rodrigo Belchior foi 27º ganhando uma posição na classificação após três dias. Diogo Vieira foi 19º e ganhou três lugares, sendo agora 22º, onde Manuel Teixeira foi 34º e ocupa a 33ª posição no fecho da primeira metade destes ISDE.

Os dois pilotos portugueses da E3 melhoraram também o resultado do dia, com Gonçalo Reis a ser 14º e João Lourenço 17. Reis subiu um lugar na classificação geral, onde Lourenço é 16º.

Nas senhoras Joana Gonçalves fechou novamente o dia na 11ª posição da classificação geral. Rita Vieira foi a 20ª e Bruna Antunes foi 21ª. Joana Gonçalves começará o quarto dia de competição na 11ª posição, Rita no 18º posto e Bruna no 21º lugar.

Em destaque

Subir