Mundo

Portugal em sexto lugar na lista dos Estados-membros onde as pessoas não vão aos médicos

Portugal está em sexto lugar na lista dos Estados-membros onde as pessoas não vão ao médico por falta de meios financeiros (1,6 por cento), acima da média da União Europeia (UE 1,0 por cento), segundo dados de 2018 hoje publicados pelo Eurostat.

A Grécia é o país com maior taxa de pessoas que não conseguem pagar os cuidados médicos (8,3 por cento), seguindo-se a Letónia (4,2 por cento), Roménia (3,4 por cento), Itália (2,0 por cento), Bélgica (1,7 por cento), Portugal (1,6 por cento), Bulgária (1,5 por cento), Chipre (1,4 por cento) e Polónia (1,1 por cento).

No outro extremo da tabela estão a República Checa e a Finlândia (0,0 por cento), seguida da Alemanha, Espanha, Malta, Holanda, Áustria, Eslovénia, Suécia e Reino Unido (0,1 por cento cada).

O gabinete estatístico da UE regista que na União, 3,6 por cento das pessoas disseram não ter recebido os cuidados médicos de que necessitavam, sendo a maior justificação a do preço (1,0 por cento), seguindo-se a existência de listas de espera (0,9 por cento), espera para ver se melhoram por si mesmas (0,6 por cento) e alegado falta de tempo (0,3 por cento).

Em Portugal, 0,6 por cento das pessoas disseram ter preferido esperar por melhoras e 0,4 por cento desistiram por causa das listas de espera.

Em destaque

Subir