Nas Notícias

Portugal é “um dos campeões europeus nas energias renováveis”, escrevem em França

O jornal francês ‘Le Monde’ destaca, esta sexta-feira, o investimento de Portugal em energias renováveis, apontando o país como um exemplo, com um recorde assinalável a registar.

A edição diária desta sexta-feira dá ênfase às declarações de António Sá da Costa, presidente da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN), para sublinhar que “as fontes renováveis forneceram 62 por cento da eletricidade” consumida no país no primeiro trimestre do ano.

De acordo com a publicação, estes dados colocam Portugal “em terceiro lugar” no conjunto de países europeus com maior peso nesta temática, “apenas atrás da Áustria e da Suécia, e bem na frente de Itália e Espanha”.

Além da percentagem de energia consumida, o ‘Le Monde’ destaca os 55 mil empregos que esta fileira representa no país, bem como as mais de 400 posições na investigação científica, tecnológica e de inovação.

O projeto de demonstração do Alto Rabagão é também vincado pela edição, onde fala “num projeto único na Europa” que “simboliza as ambições deste pequeno país de 10 milhões de habitantes”. “Um dos campeões europeus das energias renováveis”.

O objetivo, refere o jornal, citando António Sá da Costa, é chegar a 2040 com a totalidade da energia consumida a ser produzida por renováveis.

Por fim, o ‘Le Monde’ cita o ministro do Ambiente, José Matos Fernandos, para referir a prioridade de atingir a neutralidade carbónica, explicando os “170 milhões de euros” investidos no ano passado e os 450 milhões neste ano.

Esse caminho, descreve, passa também “por todos os outros setores: edifícios, indústria, agricultura, gestão de resíduos e gestão da floresta, que é regularmente afetada por incêndios, e que tem um papel crucial na sequestração do carbono”.

Veja o vídeo sobre as energias renováveis em Portugal, com reportagem da Euronews.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=OM2UWR3UH6GU

Em destaque

Subir