Nas Notícias

Portugal e o futuro da Europa em discussão no Museu do Oriente

Parlamento_Europeu_1_900

‘Portugal e o Futuro da Europa’ é o tema em discussão na próxima sessão do ciclo de conferências ‘Polémicas Europeias’ que se realiza no dia 11 de junho, quinta-feira, às 18h30, no Museu do Oriente, com a participação de Maria João Rodrigues e João Ferreira do Amaral.

Em debate está a integração europeia de Portugal e a necessidade de uma visão nacional e uma posição própria, perante as principais questões políticas, para que o país possa definir autonomamente o seu papel na União Europeia.

Isto numa altura em que a crise europeia permanece latente, com o conflito na Ucrânia, a volatilidade dos comportamentos políticos, a força das correntes populistas e as divisões persistentes na União Europeia, antecipando uma transformação cujo sentido final não está ainda decidido.

‘A crise na Ucrânia e a defesa europeia’ e ‘O declínio europeu é reversível?’ dão o mote às próximas conferências, nos dias 2 de julho e 10 de setembro, que contam com a participação de Chris Patten (chanceler da Universidade de Oxford), António Vitorino (presidente da Notre Europe – Institut Jacques Delors), Jaime Gama (antigo Presidente da Assembleia da República) e Ulrich Brandenburg (Embaixador da República Federal da Alemanha em Portugal).

De entrada livre, este ciclo de conferências é organizado pela Fundação Oriente, o Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa e o jornal Público.

Em destaque

Subir