Mundo

Portugal é o 19.º melhor país do mundo a bem falar inglês

O EF English Proficiency Index (EF EPI), ranking mundial que avalia a proficiência linguística de pessoas cuja língua nativa não é a língua inglesa, revela que Portugal é o 19.º melhor país do mundo a bem falar inglês, deixando para trás países como a Grécia, Espanha, França e Itália.

A classificação foi divulgada pela EF Education First, líder global em educação internacional, e coloca Portugal no nível de proficiência “Elevada”.

A Europa domina o top-10 dos países com melhor nível de inglês, com oito representados, sobretudo do norte da Europa: Suécia (1.º), Holanda (2.º), Singapura (3.º), Noruega (4.º), Dinamarca (5.º), África do Sul (6.º), Luxemburgo (7.º), Finlândia (8.º), Eslovénia (9.º) e Alemanha (10.º).

Na região Norte de Portugal fala-se melhor inglês do que o Sul e as mulheres obtiveram melhor resultados do que os homens.

O EPI é o maior ranking, a nível mundial, sobre competências de inglês e identifica as tendências de aprendizagem, avaliando o nível de inglês dos países que não têm a língua como a principal.

Apesar de Portugal recuperar cerca de dois pontos, o País perde um lugar relativamente ao ano passado devido à entrada directa da Eslovénia para a 9.ª posição.

Ainda assim, os portugueses ficam longe do topo, liderado pelos suecos, holandeses, singapurenses, noruegueses e dinamarqueses.

Se os nórdicos dominam, no sul da Europa Portugal é mesmo quem fez melhor figura: Grécia (23.º), Espanha (32.º), Itália (34.º) ou França (35.º) foram avaliados com um nível de proficiência “Moderada”.

O EF English Proficiency Index (EF EPI) revela ainda que a Suécia recuperou o primeiro lugar e lidera pela quarta vez em oito anos o grupo de 88 países em competências linguísticas no domínio do inglês.

Se o top-10 é fortemente marcado pela presença de países europeus, na posição inversa da tabela, os países do Médio Oriente ocupam os níveis mais baixos em proficiência em inglês.

Mulheres acima da média mundial

O estudo – que avaliou o inglês de mais de 1,3 milhões de pessoas – conclui ainda que as mulheres falam inglês melhor do que os homens, apesar da disparidade ser menos evidente nalgumas regiões relativamente a edições passadas do EF EPI.

Em Portugal, as mulheres conseguem estar dois pontos à frente dos homens, seguindo a tendência global. Quanto a regiões, é em Lisboa onde melhor se fala Inglês.

Segue-se a região Norte e Centro. O Sul é onde a proficiência em inglês é mais baixa, ficando-se mesmo pelo nível “moderado”.

A proficiência em inglês encontra-se ligada à competitividade económica, desenvolvimento social e inovação.

Países com um nível de proficiência de inglês mais elevado tendem a ter médias mais elevadas ao nível de receitas, qualidade de vida e investimento em pesquisa e desenvolvimento.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias