Ciência

Portugal e China criam laboratório para estudo do Espaço e oceanos

A criação do STARLab, laboratório luso-chinês para a investigação e desenvolvimento tecnológico para o Espaço e para os oceanos, visa desenvolver tecnologias e sistemas de engenharia para melhorar o conhecimento, a gestão e a exploração sustentável dos oceanos e do Espaço.

O STARLab, que será financiado em partes iguais pelos dois países e no total está previsto um investimento que ronda os 50 milhões de euros nos próximos anos e a abertura de centros de investigação e desenvolvimento em Portugal e na China.

“Para além de fortalecer uma parceria de longo prazo entre a China e Portugal nas áreas da Ciência e Tecnologia, os objetivos do STARLab estão alinhados com a iniciativa do AIR Centre, anunciada recentemente pelo governo, e que se consubstancia numa abordagem integrada ao estudo do Espaço e dos Oceanos”, refere Ricardo Mendes que considera ainda “estarmos perante uma excelente oportunidade de acelerar o desenvolvimento tecnológico na área dos Micro-Satélites e da robótica marítima, e de criar uma infraestrutura de observação que nos permita oferecer novos tipos de serviços a toda a comunidade Atlântica”.

O laboratório conta com a participação do Instituto de Microssatélites da Academia de Ciências Chinesa, que nos últimos quinze anos foi responsável pelo lançamento de perto de quarenta satélites no âmbito de missões científicas, assim como do Instituto de Oceanografia da Academia de Ciências Chinesa, especializado na avaliação de recursos, alterações climáticas e biodiversidade, estando previsto que outros organismos na órbita da Academia de Ciências Chinesa possam vir a trabalhar com o laboratório.

Na assinatura, presidida pelo primeiro-ministro, António Costa e pelo Presidente chinês, Xi Jinping, estiveram presentes Ricardo Mendes, CEO do Grupo TEKEVER, e Jiancun Gong, diretor do Instituto de Microssatélites da Academia de Ciências Chinesa.

Do lado nacional, a iniciativa está a ser impulsionada pela TEKEVER, com foco na área do Espaço, e pelo CEiiA (Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto), com foco na área dos Oceanos, e com o suporte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

A atividade do STARLab irá futuramente envolver novos centros de I&D e universidades, de ambos os países, durante a fase de implementação.

“Não poderíamos ter melhores parceiros para o arranque deste projeto”, refere ainda o responsável da TEKEVER, “pois a Academia de Ciências Chinesa é um instituição de reconhecido valor científico a nível mundial, e o CEiiA irá trazer para o STARLab o know-how adquirido na observação in-situ dos oceanos, bem como uma reconhecida experiência na incorporação de novas tecnologias desenvolvidas pela indústria e pela academia nacionais “.

O STARLab possui metas a nível científico que passam pelo estudo de fenómenos naturais e os seus potenciais impactos sistémicos e ambientais, e para tal prevê o desenvolvimento de soluções tecnológicas baseadas, nomeadamente, em microssatélites e na sua integração com plataformas robóticas de exploração do mar profundo.

Em destaque

Subir