Categorias: MundoNas Notícias

Portugal e Cabo Verde concordam que “é tempo” de CPLP avançar na mobilidade

Os primeiros-ministros de Portugal e de Cabo Verde concordaram hoje que “é tempo” de a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) avançar nas áreas da mobilidade e residência, no final da V Cimeira bilateral.

Numa altura em que Cabo Verde detém a presidência da CPLP e Portugal o secretariado executivo, António Costa salientou que os dois países têm “em comum uma ambição muito forte” de que este seu mandato “seja marcado por um avanço de um projeto em matéria de residência e mobilidade entre cidadãos”.

“É tempo de, para lá da excelência da cooperação política e importante relacionamento económico, avancemos de forma sólida na fixação deste projeto da CPLP no quotidiano e na vida dos nossos cidadãos. Nada melhor para o fazer que o programa para a mobilidade”, defendeu Costa, na conferência de imprensa conjunta que se seguiu à V Cimeira Portugal-Cabo Verde, em Lisboa.

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, disse partilhar dos mesmos objetivos e deixou uma nota de esperança.

“Acho que é desta vez que temos de fazer sair o projeto de mobilidade para dar conteúdo à comunidade e concretizar expectativas que os cidadãos têm relativamente à CPLP”, afirmou, considerando que a reunião ministerial na área da Administração Interna, que se irá realizar em Cabo Verde, poderá dar “um passo significativo” nessa matéria.

António Costa afirmou ainda esperar que “tão breve quanto possível” seja possível eliminar os vistos para os cidadãos cabo-verdianos que visitam a União Europeia.

Dos dez acordos de cooperação hoje assinados, o primeiro-ministro salientou os instrumentos bilaterais na área da educação, considerando que se inserem na dinâmica que tem vindo a ganhar a escola portuguesa em Cabo Verde, que arrancou no ano letivo 2016/2017 com 57 alunos e já vai em 400.

“Brevemente estaremos em condições de cumprir o desafio a que nos propusemos: inaugurar a segunda fase de expansão da escola até ao 12.º ano”, afirmou.

No domínio económico, Costa destacou que as empresas portuguesas “têm vindo a acompanhar com muito interesse” o programa de privatizações em curso em Cabo Verde, designadamente nas infraestruturas.

“Registamos o interesse que Cabo Verde manifesta em que haja um reforço do investimento das empresas portuguesas, designadamente no desenvolvimento do setor turismo. Tudo faremos para poder suscitar esse interesse das nossas empresas”, assegurou.

O primeiro-ministro de Cabo Verde salientou o bom relacionamento económico entre os dois países, mas destacou que o tipo de cooperação com Portugal – mais centrada na capacitação institucional e qualificação dos recursos humanos – “é a que faz os países crescer”.

“Vale muito mais do que pacotes financeiros”, considerou Ulisses Correia e Silva.

Também António Costa fez um balanço muito positivo dos resultados da V Cimeira, dizendo que “um motivo de satisfação” é que os dois países saem sempre com “novas ideias e novas pistas de trabalho” para o futuro.

A VI Cimeira bilateral ficou marcada para 2021, em Cabo Verde.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Mais de metade dos portugueses não sabe qual é o valor normal de Índice de Massa Corporal

A Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) está a divulgar os resultados do estudo “Os portugueses…

há % dias

9 de maio, é apresentada ‘Declaração de Schuman’, génese da União Europeia

Nove de maio é dia da Europa, que em 1950 conhece a ‘Declaração de Schuman’, documento…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 7 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 7 de…

há % dias

8 de maio, nasce Jean Henri Dunant, cofundador da Cruz Vermelha

Hoje é dia de homenagear Dunant, filantropo suíço a quem se deve a fundação da…

há % dias

Células estaminais promissoras no tratamento do Lúpus

O Lúpus Eritematoso Sistémico (LES) é uma doença autoimune em que o sistema imune ataca…

há % dias