Mundo

Portugal tem duas cidades costeiras entre as 12 melhores para o The Guardian

Viana do Castelo e Peniche são, para o The Guardian, duas das melhores cidades costeiras a sul da Europa, ao lado de localidades de França, Espanha, Croácia e Grécia.

“Ilhas pacatas, portos venezianos, peixe sumptuoso e areias douradas”. É desta forma que o The Guardian abre uma galeria que passeia por 12 das melhores cidades costeiras do sul da Europa.

Se a forma como são apresentadas simula um ‘ranking’, Viana do Castelo surge em terceiro lugar na lista, seguida de Peniche, e apenas atrás de duas localidades italianas, Sanremo e Sciacca.

“Na foz do rio Lima, na costa do Atlântico, Viana do Castelo é uma cidade particularmente bonita, aos pés da montanha que tem no cima o Santuário de Santa Luzia”, escreve o jornal.

“O charmoso centro da herança medieval” é também destacado pelo jornal, que elege a Praia do Cabedelo como uma das melhores, numa “abundância de praias selvagens”.

“A 100 quilómetros a norte de Lisboa, Peniche é um porto rodeado por praias arenosas e penhascos cheios de grutas. Os surfistas aglomeram-se aqui ao longo do ano porque se não há ondas de um lado da península, estão provavelmente do outro”, escreve o The Guardian sobre Peniche.

Além Sanremo e Sciacca em Itália, Viana do Castelo e Peniche em Portugal, o jornal destaca ainda as cidades de Sanlúcar de Barrameda e San José, em Espanha, Galaxidi e Volos, na Grécia, e Zadar e Sibenik na Croácia. O ‘ranking’ termina com duas regiões francesas, Saint-Jean-de-Luz e Sète.

Em destaque

Subir