Nas Notícias

Portugal dos Pequenitos tem uma das Aldeias do Xisto

aldeias do xisto pt

O Portugal dos Pequenitos vai passar a ter uma Aldeia do Xisto, anunciou a ADXTUR. A inauguração, agendada para o próximo dia 8, será presidida pelo primeiro-ministro. A presença da rede no parque temático será assinalada através de uma casinha tradicional.

As Aldeias do Xisto vão passar a estar representadas no Portugal dos Pequenitos através de uma casinha tradicional, anunciou a ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, no site oficial.

A ser inaugurada no próximo dia 8, com a presença do primeiro-ministro, esta nova casa surge através de uma parceria entre a Fundação Bissaya Barreto e a ADXTUR no âmbito do 75.º aniversário do parque temático de Coimbra.

Do espaço alusivo à casa das Aldeias do Xisto no Portugal dos Pequenitos fazem parte a reconstituição de uma casa tradicional das Aldeias do Xisto da Lousã e uma segunda construção em xisto, composta por pequenos socalcos com plantas autóctones, criando-se assim um subespaço lúdico e didático.

Este novo local do Portugal dos Pequenitos vai possibilitar aos visitantes descobrirem a cenografia das aldeias, evocando também as relações que estabelecem com a envolvente natural onde estão inscritas, num convite ao imaginário das Aldeias do Xisto aberto a miúdos e graúdos.

“A nossa presença no Portugal dos Pequenitos é de suma importância porque estamos a falar de uma instituição reconhecidíssima, conhecida por todos no nosso país e com um número elevado de visitas”, explicou o coordenador da ADXTUR, Rui Simão.

“Estarmos aqui representados significa também uma primeira abordagem a novos públicos e ao público do futuro num espaço que evoca o nosso território, as suas tradições e imaginário, com todas as histórias que podemos contar a partir desta experiência única”, acrescentou: “No fundo, trata-se de todo um processo de descoberta do que são as nossas regiões e do que é a cultura portuguesa”.

Com o intuito de ‘trazer a aldeia até à cidade’, a nova casa, inspirada nas habitações das Aldeias do Xisto, “pretende também transportar os visitantes para as Aldeias do Xisto, para a vivência das suas gentes, para o ambiente do quotidiano de aldeia”, complementou Rui Simão: “Queremos ainda estar cada vez mais próximos das pessoas para que fiquem a conhecer verdadeiramente o nosso conceito, o nosso ser”.

A iniciativa partiu da Fundação Bissaya Barreto, responsável pelo Portugal dos Pequenitos, que convidou a ADXTUR em fazer-se representar.

“Optamos por uma casa inspirada e representativa da arquitetura tradicional da zona da Lousã através de um conceito que evoca a cenografia e o ambiente das Aldeias do Xisto, com representação dos socalcos e da agricultura daquela região”, salientou o coordenador da rede de aldeias.

Em destaque

Subir