Desporto

Euro’2012: Portugal nos play-off após derrota com Dinamarca

cristiano_ronaldo_selecao_1Portugal perdeu frente à Dinamarca, em Copenhaga, por 2-1, e foi relegado para os play-off, onde disputará um lugar no Europeu de 2012. Uma exibição paupérrima, que o resultado final disfarça, faz levantar dúvidas sobre a qualificação.

O que à partida para este jogo parecia um cenário improvável acabou por consumar-se: Portugal não conseguiu qualificar-se diretamente para o Euro’2012 e vai ter de disputar os play-off, para garantir uma vaga na competição.

A equipa de Paulo Bento precisava de um empate frente à Dinamarca, ou, perdendo, que a Suécia não derrotasse a Holanda. Estas conjugações de resultados qualificariam Portugal, como o melhor segundo classificado de todos os grupos.

No entanto, a equipa das quinas não evitou a derrota e a Suécia conseguiu vencer a Holanda. Resultado: os suecos garantem o ‘título’ de melhor segundo classificado e deixam Portugal à mercê de uma eliminatória.

E a equipa lusa bem merece esse ‘sofrimento’, porque desiludiu, com uma péssima exibição, disfarçada por um 2-1 enganador. Rui Patrício foi evitando diversos golos dinamarqueses. Ronaldo e companhia pareceram resignados desde muito cedo. Paulo Bento demorou a mexer no onze e sentiu-se a falta, na defesa, de pedras nucleares como Pepe e Ricardo Carvalho.

Portugal jogou sem alma, à espera de um adversário com postura idêntica, à espera que a Holanda marcasse golos à Suécia… Mas A Dinamarca adiantou-se no marcador, na primeira parte, e dobrou a vantagem, já na segunda, num ponto final na pouca crença lusa.

O golo de Ronaldo, já em período de descontos, foi o único pontapé com sentido. Do outro lado, uma Dinamarca que se agigantou, perante tanta facilidade… Esta seleção sem alma e sem vontade pode até marcar presença no Euro’2012. Mas jogar assim não chega.

Em destaque

Subir