Economia

Portugal devia unir-se a Espanha, defende ‘patrão’ dos empresários espanhóis

Falhada a independência da Catalunha, no entender de Javier Vega de Seoane, o presidente do Círculo de Empresários defende que Portugal devia fazer parte da Espanha “num novo Estado”.

Numa entrevista ao El Mundo, este porta-voz informal dos empresários espanhóis lembrou que já existem exemplos de mercados ibéricos a funcionar bem, como acontece na eletricidade, salientando que estes “geram mais eficiência e melhores preços”.

“Seria ótimo unir a Espanha e Portugal num novo Estado”, defendeu Vega de Seoane: “A Península Ibérica é uma unidade de mercado e nós, espanhóis e portugueses, complementamo-nos”.

Para o presidente do Círculo de Empresários, a união ibérica seria o passo seguinte à ‘reanexação’ da Catalunha, que considerou ser um Estado falhado.

Vega de Seoane lembrou que várias empresas trocaram a Catalunha por outras regiões espanholas como prova do “banho de realidade” que se seguiu ao polémico referendo de 1 de outubro.

“O referendo foi um desastre, porque a sociedade se desintegrou e gerou desconfiança”, argumentou: “Puigdemont é uma pessoa totalmente desacreditada, mesmo entre o seu povo, não só porque ele é irresponsável e carente de realismo, mas também porque é desleixado. Esse processo foi um caos”.

E quem mais sofre, concluiu Vega de Seoane, são os independentistas que “engoliram as falsidades dos seus líderes”, nomeadamente “de Puigdemont”.

Em destaque

Subir