Economia

Portugal deve registar maior aumento de falências na Europa em 2012

construcao2Relatório da Euler Hermes aponta aumento de 25 por cento nas falências de empresas em Portugal, em 2012, comparativamente com o ano passado. A confirmar-se este cenário, Portugal assinala o maior crescimento de insolvências da Europa.

O cenário económico continua a ser adverso, sendo que em 2012 deverá verificar-se um aumento de falências de empresas em Portugal, na ordem dos 25 por cento, de acordo com um relatório da Euler Hermes, tornado público nesta segunda-feira.

Se estas previsões se confirmarem, Portugal não escapa ao maior crescimento de falências da Europa, em parceria com Grécia, onde a economia enfrenta graves problemas, sendo que os helénicos somam uma crise política à económica.

O problema das insolvências de empresas afeta, sobretudo, os países da periferia da Europa, que estão a atravessar um período de recessão. Espanha teve registar um aumento de falências na ordem dos 20 por cento, enquanto a Itália deverá ter mais 17 por cento de empresas a encerrar as portas.

Bem mais ténues são os efeitos da crise em França, onde se verificará, de acordo com o relatório da Euler Hermes, um aumento ligeiro de 3,5 por cento. Na Bélgica, deverá haver mais 10 por cento de empresas com portas a fechar, sendo que na Alemanha se assinala uma tendência inversa.

Com a economia a crescer (três por cento em 2011 e 0,6 por cento no primeiro trimestre do ano), é provável que haja menos dois por cento de empresas a fechar, em solo germânico.

Ainda mais significativa será a quebra de insolvências nos EUA, com menos 10 por cento, em comparação com o ano passado.

Num paralelo entre as falências na Europa e no mundo, e segundo o relatório da Euler Hermes, verifica-se que no velho continente houve um acréscimo de sete pontos percentuais de empresas insolventes, em 2011, enquanto no resto do mundo se assinalou uma descida de quatro por cento.

Em destaque

Subir