Economia

Portugal deve pedir novo resgate financeiro até Setembro, segundo o Morgan Stanley

morgan-stanleyDe acordo com o banco de investimento norte-americano, Morgan Stanley, Portugal poderá ter de pedir novo resgate financeiro até setembro. As razões são óbvias: o fraco crescimento económico e as dificuldades de financiamento no mercado.

Um estudo elaborado pelo Morgan Stanley, banco de investimento norte-americano, alerta para a necessidade de um segundo plano de resgate, até setembro de 2012.

A atual conjuntura económica portuguesa nada favorável, o fraco crescimento do país e a dificuldade em financiar-se no mercado a taxas de juro suportáveis são razões plausíveis para esta possível determinação de voltar ao resgate financeiro.

“É esperada uma recessão mais profunda do que as projecções oficiais e o consenso do mercado”, refere o estudo, citado pela Bloomerang, que acrescenta: “O nosso cenário de base aponta para um segundo pacote de resgate até Setembro de 2012”.

Para o Morgan Stanley, os investidores devem trocar as Obrigações do Tesouro português, com vencimento em 2017, pelos títulos de longo prazo, com maturidade em 2037.

Por outro lado, o Ministro das Finanças português, Vítor Gaspar, contraria este estudo, referindo que mantém a confiança de que as ‘yields’ portuguesas irão começar a baixar no mercado de Obrigações à medida que o País for cumprindo os objectivos acordados no plano de ajuda internacional.

Em destaque

Subir