Nas Notícias

Portugal de férias em casa, revela estudo do IPDT

calor_e_praia

Só metade dos portugueses conta fazer férias neste verão e, de entre esses, só metade planeia sair da zona de residência. São estas as principais conclusões de um estudo sobre as intenções de férias realizado pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo.

O estudo sobre as intenções de férias, hoje apresentado pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (uma associação sem fins lucrativos que se dedica à análise do setor), mostra que só uma pequena maioria dos portugueses (52 por cento) planeia gozar um período de descanso neste verão, entre junho e setembro.

Ainda segundo as conclusões do mesmo estudo, só uma pequena maioria (53 por cento) dessa pequena maioria que vai de férias é que tenciona viajar para fora da zona onde reside, enquanto a grande minoria (47 por cento) conta gozar férias em casa.

Dos que pretendem sair da zona de residência, a grande maioria (75 por cento) pretende ‘ir para fora cá dentro’, com o Algarve a ser a região mais desejada (35 por cento).

Em comparação com o ano passado, há uma curta subida dos que pretendem fazer férias (mais dois por cento) e uma grande quebra dos que vão aproveitar para se afastar de casa: menos 20 por cento.

As condições financeiras são o principal (29 por cento) motivo apresentado pelos que não tencionam gozar férias, seguido de imediato (28 por cento) pelo trabalho e de muito perto (26,9 por cento) pelos que estão reformados.

Só 15,1 por cento dos inquiridos respondeu que não costuma gozar férias.

O estudo baseou-se em 500 entrevistas telefónicas, realizadas entre os dias 2 e 29 de maio, e num inquérito complementar através da internet e divulgado no Facebook, cujos resultados “refletem um perfil de consumidor diferente” dos inquiridos pelo telefone. Este inquérito complementar resultou em 252 questionários válidos e realizou-se entre os dias 18 e 31 de maio.

Em destaque

Subir