Economia

Portugal contraria quebra do setor da construção, indica Eurostat

construcaoO setor da construção em Portugal apresenta um crescimento de 2,5 por cento, segundo dados fornecidos pelo Eurostat relativos a dezembro de 2011. Neste período, a Zona Euro assinalou uma queda na produção na ordem dos 0,8 pontos percentuais.

Portugal foi o terceiro país da Zona Euro com maior crescimento na produção no setor da construção, em dezembro de 2011, segundo dados do Eurostat, gabinete de estatística da União Europeia. Só a Eslovénia (com um aumento assinalável de 17,4 por cento) e a Alemanha (mais 4,3 pontos percentuais) conseguem melhor desempenho do que Portugal.

Nesta análise mensal sobre a produção na construção, Portugal regista um crescimento de 2,5 por cento, ajudando a minimizar um cenário de quebra, que segundo o Eurostat atingiu os 0,8 por cento no conjunto de todos os países da Zona Euro.

Numa avaliação dos 27 estados-membros da União Europeia esse travão no setor da construção atinge proporções ainda maiores, com uma quebra média de 4,1 por cento.

De volta à realidade portuguesa, mas para estabelecer uma comparação entre os meses de janeiro de 2011 e de 2012, verifica-se uma quebra na produção na construção, na

Portugal foi o segundo país da União Europeia em que a construção diminuiu mais em Janeiro de 2012 face ao período homólogo, na ordem dos 11,9 por cento.

Em destaque

Subir