Mundo

Portugal contra EUA na aprovação da Palestina como Estado observador das Nações Unidas

Outros estados europeus, como França, Espanha e Noruega, também já anunciaram o apoio formal à proposta, tal como a Rússia e a Turquia. Contudo, do outro lado está Israel, com o apoio dos Estados Unidos. Dentro da Europa, a Alemanha e o Reino Unido criticaram a medida, mas prometeram abster-se na votação.

Seja qual for o resultado, os acordos entre israelitas e palestinianos são para continuar, assegurou Yigal Palmor, ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel. Uma afirmação que expressa os receios de que o estatuto de Estado observador, se concedido, leve a Palestina a aderir a organizações e tratados internacionais, sustentando uma queixa no Tribunal Internacional de Justiça da ONU contra a política de colonatos de Israel na Cisjordânia.

Os EUA mantêm o silêncio, mas pelos círculos internacionais rondam os boatos de sanções e boicotes financeiros. Para os esvaziar, a Liga Árabe garantiu que, se tal acontecer, avançará com um “balão de oxigénio” financeiro da ordem dos 100 milhões de dólares. 

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir