Mundo

Portugal contra EUA na aprovação da Palestina como Estado observador das Nações Unidas

gaza pazPortugal já anunciou que hoje vai votar, na Assembleia Geral das Nações Unidas, a favor da aceitação da Palestina como um Estado observador não membro. Contra a medida estão potências como a Alemanha, o Reino Unido e os EUA.

A Palestina está mais perto de obter o estatuto de Estado observador não membro nas Nações Unidas (ONU), uma vez que a Assembleia Geral aceitou votar a resolução proposta por Mahmud Abbas, presidente da Autoridade Palestiniana. No encontro de hoje, a moção necessita de recolher pelo menos 97 votos entre os 193 Estados membros para ficar com um estatuto semelhante ao do Estado do Vaticano.

Um desses 97 votos será de Portugal, como já revelara o primeiro-ministro numa carta enviada a Mahmud Abbas. “O Governo de Portugal tem reiterado consistentemente em todos os ‘fora’ internacionais e contactos bilaterais o seu compromisso com a solução de dois estados que cumpra a legítima aspiração palestiniana a um Estado independente, viável e soberano, vivendo lado a lado, em paz e em segurança, com o Estado de Israel”, escreveu Pedro Passos Coelho.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir