Economia

Portugal com segunda maior subida mensal nas vendas a retalho em março

As vendas a retalho aumentaram em março 1,9 por cento na zona euro e 2,9 por cento na União Europeia (UE) face ao mês homólogo, com Portugal a registar a segunda maior subida mensal (1,2 por cento), segundo o Eurostat.

Na comparação com fevereiro, o volume de vendas a retalho manteve-se estável na zona euro e avançou 0,3 por cento na UE.

De acordo com o gabinete estatístico europeu, as maiores subidas homólogas das vendas a retalho registaram-se na Irlanda (10,8 por cento), na Roménia (9,3 por cento), na Croácia e Luxemburgo (8,6 por cento cada).

A Eslováquia (-2,0 por cento), a Áustria (-1,0 por cento) e a Bélgica (-0,9 por cento) apresentaram recuos homólogos no indicador, em março.

Face a fevereiro, Portugal teve a segunda maior subida nas vendas a retalho (1,2 por cento), depois da Lituânia (1,7 por cento) e seguido pelo Reino Unido (1,1 por cento), com as principais baixas em cadeia a serem observadas na Eslovénia (-3,1 por cento), na Croácia (-1,9 por cento) e na Áustria (-0,8 por cento).

Em Portugal, as vendas a retalho subiram 4,3 por cento na variação homóloga.

Em destaque

Subir