Economia

Portugal com maior défice orçamental em 22 Estados-membros

Portugal teve o maior défice orçamental (-2,7 por cento do PIB) no segundo trimestre do ano entre os 22 Estados-membros para os quais há dados disponíveis, segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.

O défice português agravou-se, no segundo trimestre, face aos 1,5 por cento homólogos e aos 0,6 por cento dos primeiros três meses do ano.

De acordo com o gabinete estatístico da União Europeia (UE), o défice público da zona euro recuou entre abril e junho para os 0,1 por cento, o valor mais baixo registado desde 2002 e que se compara com os 0,2 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) do trimestre anterior e os 1,4 por cento homólogos.

Na UE, o défice também recuou para valores mínimos desde 2002 – ano em que se iniciaram as séries cronológicas comparáveis – com um rácio de 0,3 por cento do PIB (0,5 por cento no primeiro trimestre e 1,4 por cento homólogo).

Entre os 22 Estados-membros para os quais há dados disponíveis, Portugal apresentou o maior défice orçamental (-2,7 por cento), seguindo-se França (-2,5 por cento) a Roménia (-2,2 por cento) e o reino Unido (-1,8 por cento).

Malta (4,9 por cento), Letónia (2,5 por cento), Alemanha (2,4 por cento) e o Luxemburgo (2,3 por cento) registaram os maiores excedentes orçamentais.

Em destaque

Subir