Mundo

Portugal com a maior redução de emissões de CO2 da União Europeia

Portugal teve a maior redução (-9 por cento) de emissões de dióxido de carbono (CO2) na União Europeia e mais do triplo da média europeia (-2,6 por cento) em 2018 face ao ano anterior, segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.

Os números do gabinete estatístico da UE registam uma redução de 2,6 por cento das emissões de CO2 provenientes da combustão de combustíveis fósseis na UE, com Portugal a liderar a tabela, com uma quebra de 9 por cento de 2017 para 2018.

A Bulgária registou o segundo maior recuo nas emissões de CO2 (-8,1 por cento), seguindo-se a Irlanda (-6,8 por cento), a Alemanha (-5,4 por cento), a Holanda (-4,6 por cento) e a Croácia (-4,3 por cento).

As emissões de CO2 geradas por combustíveis fósseis aumentaram em oito Estados-membros: Letónia (8,5 por cento), Malta (6,7 por cento), Luxemburgo (3,7 por cento), Polónia (3,5 por cento), Eslováquia (2,4 por cento), Finlândia (1,9 por cento) e Lituânia (0,6 por cento).

As emissões de CO2 representam cerca de 80 por cento do total de gases com efeito de estufa na UE.

O Eurostat destaca ainda que as importações e exportações de produtos energéticos têm impacto nas emissões de dióxido de carbono no país onde os combustíveis fósseis são processados.

Em destaque

Subir